quinta-feira, 31 de julho de 2008

Tipos de Sistemas Operacionais


Olá Pessoal!


Hoje vamos falar sobre os tipos de Sistemas Operacionais.

Existem quatro tipos básicos de SO. Eles são divididos em grupos relacionados com o tipo de computador que controlam e o tipo de aplicativos que suportam:


  • Sistema Operacional de Tempo Real (RTOS - Real-time operating system). É utilizado para controlar máquinas, instrumentos científicos e sistemas industriais. Geralmente um RTOS não tem uma interface para o usuário muito simples e não é destinado para o usuário final, desde que o sistema é entregue como uma "caixa selada". A função do RTOS é gerenciar os recursos do computador para que uma operação específica seja sempre executada durante um mesmo período de tempo. Numa máquina complexa, se uma parte se move mais rapidamente só porque existem recursos de sistema disponíveis, isto pode ser tão catastrófico quanto se uma parte não conseguisse se mover porque o sistema está ocupado.

  • Monousuário, Monotarefa. O sistema operacional foi criado para que um único usuário possa fazer uma coisa por vez. O Palm OS dos computadores Palm é um bom exemplo de um moderno sistema operacional monousuário e monotarefa.

  • Monousuário, Multitarefa. Este tipo de sistema operacional é o mais utilizado em computadores de mesa e laptops. As plataformas Microsoft Windows e Apple MacOS são exemplos de sistemas operacionais que permitem que um único usuário utilize diversos programas ao mesmo tempo. Por exemplo, é perfeitamente possível para um usuário de Windows escrever uma nota em um processador de texto ao mesmo tempo em que faz download de um arquivo da Internet e imprime um e-mail.

  • Multiusuário. Um sistema operacional multiusuário permite que diversos usuários utilizem simultaneamente os recursos do computador. O sistema operacional deve se certificar de que as solicitações de vários usuários estejam balanceadas. Cada um dos programas utilizados deve dispor de recursos suficientes e separados, de forma que o problema de um usuário não afete toda a comunidade de usuários. Unix, VMS e sistemas operacionais mainframe como o MVS são exemplos de sistemas operacionais multiusuário.


Curiosidade:


Nem todos os computadores têm sistemas operacionais. O computador que controla o forno de microondas da sua cozinha, por exemplo, não precisa de um. Um forno de microondas realiza um conjunto bastante específico de tarefas e as informações de entrada são bastante simples (um teclado numérico e alguns botões com ações pré-definidas). O hardware também é simples e nunca muda. Para um computador como esse, um sistema operacional seria completamente desnecessário. Isso aumentaria os custos de desenvolvimento e produção e complicaria um processo que é bastante simples. O computador de um forno de microondas sempre executa o mesmo programa codificado por hardware.


Em outros dispositivos, o sistema operacional cria a possibilidade de:
realizar uma variedade de tarefas;
interagir com os usuários de forma complexa;
acompanhar as necessidades que mudam com o tempo.



É isso aí pessoal, muito obrigada pela atenção!

E voltem sempre!


Um abraço a todos!

Priscilla, Alanna e Tayana.

Fontes:
http://www.conteudoglobal.com/informatica/sistemas_operacionais/
http://informatica.hsw.uol.com.br/sistemas-operacionais3.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Sistema_operativo



sábado, 26 de julho de 2008

Funções dos Sistemas Operacionais

Olá pessoal!

Hoje vamos falar sobre o que um Sistema Operacional (SO) faz, mas antes vamos ver os conceitos de algumas palavras necessárias para entender sobre as funções dos SO.

  • Hardware = Parte física do computador (conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos).
  • Software = Parte lógica do computador (conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.
  • Aplicativos = Programa de computador que tem como objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados.
  • Periféricos = Qualquer equipamento acessório que esteja ligado ao CPU.
Vamos lá, no nível mais simples o SO realiza duas tarefas:

1. Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um telefone celular, o SO gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede;

2. Proporciona uma maneira estável e consistente para lidar com o hardware, sem ter de conhecer todos os detalhes do hardware.

A primeira tarefa, ou seja, o gerenciamento de recursos de software e hardware é uma tarefa extremamente importante. Diversos programas e métodos de entrada de dados competem pela atenção da CPU (Unidade Central de Processamento) e demandam memória, espaço em disco e largura de banda de entrada/saída. O SO cuida para que cada aplicativo tenha os recursos necessários para o funcionamento e gerencia a capacidade limitada do sistema para atender a todos os usuários e aplicativos.
A segunda tarefa é fornecer uma interface consistente para os aplicativos. A interface é especialmente importante se mais de um tipo de computador utiliza o SO ou se o hardware do computador é constantemente atualizado. Uma API (Application Program Interface - Interface de Programação de Aplicativos) permite que o desenvolvedor do software escreva um programa em um computador e tenha um alto nível de segurança de que este aplicativo vai rodar em outro computador do mesmo tipo, mesmo que a quantidade de memória e a área de armazenamento sejam diferentes. Mesmo que um computador seja único, um SO assegura que os aplicativos continuem funcionando após as atualizações de hardware. Isso acontece porque é o SO, e não o aplicativo, que gerencia o hardware e a distribuição dos seus recursos. Um dos desafios do desenvolvedor de sistemas operacionais é criar um sistema flexível o suficiente para reconhecer hardwares de milhares de fabricantes diferentes. Os sistemas atuais podem acomodar milhares de impressoras, drivers e periféricos especiais em qualquer combinação possível.

É isso aí pessoal, muito obrigada pela atenção!
E voltem sempre!

Um abraço a todos!
Priscilla, Alanna e Tayana.

Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br/sistemas-operacionais2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Periférico

domingo, 20 de julho de 2008

Introdução a sistemas operacionais

Olá pessoal!

Sejam bem vindos ao nosso blog...
Aqui vocês poderão saber um pouco mais sobre sistemas operacionais
e nós tentaremos mostrar-los da melhor maneira possível .

Se você tem um computador, já ouviu falar sobre os sistemas operacionais. Qualquer computador de mesa ou um laptop que você compra normalmente já vem com o Windows instalado. Já os computadores Macintosh rodam o sistema operacional OS X. Muitos servidores corporativos utilizam os sistemas operacionais Linux ou UNIX. O sistema operacional (SO) é a primeira coisa que o computador carrega. Sem um sistema desse tipo, o computador se torna inútil.


Podemos definir sistemas operacionais assim...

*controla recursos e fornece base para a construção de aplicações
*permite a utilização do computador de forma eficiente e segura
*constitui-se a base para construção de aplicações


Essa foi nossa primeira postagem para iniciar-mos nossa abordagem sobre esse tema!

Muito obrigada pela atenção!
e voltem sempre

Um abraço a todos
Priscila, Alanna e Tayana