Hoje vamos falar sobre o que um Sistema Operacional (SO) faz, mas antes vamos ver os conceitos de algumas palavras necessárias para entender sobre as funções dos SO.
- Hardware = Parte física do computador (conjunto de componentes eletrônicos, circuitos integrados e placas, que se comunicam através de barramentos).
- Software = Parte lógica do computador (conjunto de instruções e dados processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.
- Aplicativos = Programa de computador que tem como objetivo o desempenho de tarefas de índole prática, em geral ligadas ao processamento de dados.
- Periféricos = Qualquer equipamento acessório que esteja ligado ao CPU.
1. Gerencia os recursos de hardware e software do sistema. Em um computador de mesa, esses recursos incluem o processador, a memória, o espaço em disco etc. Em um telefone celular, o SO gerencia o teclado, a tela, a agenda, a bateria e a conexão de rede;
2. Proporciona uma maneira estável e consistente para lidar com o hardware, sem ter de conhecer todos os detalhes do hardware.
A primeira tarefa, ou seja, o gerenciamento de recursos de software e hardware é uma tarefa extremamente importante. Diversos programas e métodos de entrada de dados competem pela atenção da CPU (Unidade Central de Processamento) e demandam memória, espaço em disco e largura de banda de entrada/saída. O SO cuida para que cada aplicativo tenha os recursos necessários para o funcionamento e gerencia a capacidade limitada do sistema para atender a todos os usuários e aplicativos.
A segunda tarefa é fornecer uma interface consistente para os aplicativos. A interface é especialmente importante se mais de um tipo de computador utiliza o SO ou se o hardware do computador é constantemente atualizado. Uma API (Application Program Interface - Interface de Programação de Aplicativos) permite que o desenvolvedor do software escreva um programa em um computador e tenha um alto nível de segurança de que este aplicativo vai rodar em outro computador do mesmo tipo, mesmo que a quantidade de memória e a área de armazenamento sejam diferentes. Mesmo que um computador seja único, um SO assegura que os aplicativos continuem funcionando após as atualizações de hardware. Isso acontece porque é o SO, e não o aplicativo, que gerencia o hardware e a distribuição dos seus recursos. Um dos desafios do desenvolvedor de sistemas operacionais é criar um sistema flexível o suficiente para reconhecer hardwares de milhares de fabricantes diferentes. Os sistemas atuais podem acomodar milhares de impressoras, drivers e periféricos especiais em qualquer combinação possível.
É isso aí pessoal, muito obrigada pela atenção!
E voltem sempre!
Um abraço a todos!
Priscilla, Alanna e Tayana.
Fonte: http://informatica.hsw.uol.com.br/sistemas-operacionais2.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hardware
http://pt.wikipedia.org/wiki/Aplicativo
http://pt.wikipedia.org/wiki/Periférico
Um comentário:
Que legal esse blog!
Vai mostrar como funciona a parte "administrativa do computador".
Postar um comentário